150 ANOS DE SANTOS DUMONT

EPCAR inicia comemorações do mês de Santos Dumont

Eventos marcam as comemorações alusivas aos 150 anos do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, em Barbacena (MG)
Publicada em: 06/07/2023 21:00
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea

O ano de 2023 marca 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont. Mineiro, Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, hoje, um dos bens tombados sob tutela da Força Aérea Brasileira (FAB), por intermédio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Em Barbacena (MG), sede da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, o “mês de Dumont” começou com dois grandes eventos: uma corrida pelas principais ruas da cidade, no dia 01/07, e a abertura da exposição “150 anos, 150 imagens” no dia 03/07.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença do Prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, do Presidente da Câmara Municipal de Barbacena, Nilton Cézar de Almeida, da Superintende Regional de Ensino, Patrícia Russo Coelho Lima, do Presidente da Fundação Casa Cabangu, Sandro Vilela Damasceno, entre outras autoridades civis e militares. Também estiveram presentes o Corpo de Alunos da EPCAR, docentes e discentes de diversas escolas da cidade, além dos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

A exposição montada no Ginásio Charles Astor, na EPCAR, tem como principal objetivo a valorização e a perpetuação da vida, das obras e dos valores de Santos Dumont. Boa parte desse acervo pertence à Fundação Casa de Cabangu, que juntamente à EPCAR e à Prefeitura de Santos Dumont, são as responsáveis pelo local onde nasceu o Pai da Aviação. A exposição conta ainda com trabalhos realizados por alunos da rede de ensino de Barbacena. Estes trabalhos também estão participando do concurso que premiará os três melhores trabalhos, eleitos pelos próprios visitantes, na cerimônia de encerramento.

Em suas palavras, durante a abertura da exposição, o Brigadeiro Daniel fez um resumo da vida de Santos Dumont, seus feitos, suas invenções, e todo o legado por ele deixado. Em suas palavras, o Oficial-General enfatizou a importância de Santos Dumont para a humanidade e de se prestar reverência a ele, suas obras, seu legado e sua vida, sendo esta uma das principais finalidades da exposição. “O Marechal do Ar Alberto Santos Dumont é o Patrono da Aeronáutica Brasileira e não conseguíamos imaginar uma Força Aérea sem que a sua conquista, a concretização do seu sonho fosse devidamente executada e, sobretudo, devidamente documentada. Assim, a Força Aérea Brasileira rende culto a este herói nacional e, por meio desta exposição, esperamos que cada um dos visitantes possa comungar do mesmo sentimento que devotamos ao Pai da Aviação”, discursou.

Para a Superintende Regional de Ensino, Patrícia Russo, a iniciativa da EPCAR é muito importante, pois contempla conteúdos ministrados em sala de aula com os alunos, dando a oportunidade de estarem mais próximos da história de um grande gênio. “Foi uma honra para mim participar de mais um evento nesta conceituada Escola, da qual tenho imenso orgulho de estar sediada e fazer parte da nossa querida Barbacena”, destacou.

A exposição acontece entre os dias 03 e 14 de julho. Para o encerramento, a EPCAR está preparando um grande evento, quando serão agraciados os alunos vencedores do concurso. As visitações poderão ocorrer de forma individual ou coletiva e não há a necessidade de agendamento. A entrada é franca.

CORRIDA

Foi realizada pela EPCAR, no dia 1° de julho, a corrida “Santos Dumont: 150 anos”. Com trajeto total de 5km, percorrendo as principais ruas da cidade de Barbacena, os mais de 200 atletas inscritos puderam comemorar o aniversário de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira praticando esporte e aos que concluíram o percurso foi entregue uma medalha comemorativa.

Ainda, foram premiados os cinco melhores colocados nas categorias geral, masculino e feminino. Também foram premiados os três primeiros colocados, masculino e feminino, na categoria Alunos da EPCAR, na categoria integrante do efetivo da Escola e, também, por faixa etária. Estes receberam um troféu que premia os vencedores e homenageia o Pai da Aviação.  

Fotos: Sargento Valentim / EPCAR